Massagem Ayurvédica e Medicina Ayurvédica

 

Massagem Ayurvédica é considerada uma das massagens mais completas. A medicina ayurvédica, de onde provêm as suas técnicas e princípios, é reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Ayurveda significa Ciência (veda) da vida (ayur), e é o nome dado ao conhecimento médico desenvolvido na Índia há cerca de 5 mil anos, o que faz deste um dos mais antigos da humanidade.

A medicina Ayurvédica baseia-se no reconhecimento da doença como mais do que a manifestação de sintomas perigosos para a saúde. Para este sistema medicinal,  a doença inicia-se muito antes de chegar à fase em que mostra sintomas. Pequenos desequilíbrios tendem a aumentar com o passar do tempo, e se não forem corrigidos, poderão mais tarde originar doenças com efeitos visíveis.
Desta forma, esta ciência foca-se na prevenção de sintomas e desequilíbrios, e não só na cura dos mesmos.

Para a sua aplicação, é tomada em conta a constituição de cada pessoa. Segundo a medicina Ayurvedica, o Dosha é único. Por isto mesmo, são utilizadas diferentes técnicas para equilibrar diferentes desvios. 

O Dosha (ou Prakrriti) consiste numa combinação de 5 elementos: Éter (ou Espaço), Ar, Fogo, Água e Terra, elementos pelos quais, segundo a medicina Ayurveda, é composto o Universo. 
A cada ser humano corresponde uma combinação única destes elementos,que é o que mantém a harmonia entre funções físicas, mentais e emocionais, à qual corresponde um Dosha específico.
A Massagem Ayurvédica adapta-se ao tipo de Dosha de cada pessoa. O tipo de Dosha é também determinante para que óleo essencial será utilizado na realização da massagem.

O Dosha pode ser identificado através dos traços de personalidade e costumes de cada um de nós.

 Existem três tipos de Dosha: Vata, Pitta e Kapha. 

Vata consiste numa combinação entre o Éter (Espaço) e Ar. Encontramo-nos desta forma perante uma pessoa imprevisível, que tem frequentemente mudanças de humor e apetite contínuo, e que dificilmente cria "raízes". A pessoa Vata é criativa e é altamente motivada, executando rapidamente tarefas. Alguns dos desequilíbrios são a ansiedade, a falta de tolerância e o medo. A Massagem Ayurvédica realizada regularmente trará os seguintes benefícios para o indivíduo Vata: Aumento da energia, atenuação de dores e problemas nas articulações e costas, regulariza o processo digestivo e o ciclo de sono, entre outros inúmeros benefícios.
Os óleos indicados para a realização da massagem numa pessoa Vata deverão ser doces, cítricos, resinosos e quentes como o Patchouli, Cravo, Cedro, Alfazema, Erva Doce, Bergamota, Jasmim, Ylang-ylang e Laranja, que ajudará a acalmar a ansiedade e nervosismo, aquecendo e humedecendo o organismo e aumentando as emoções positivas.

Pitta consiste numa combinação entre o Fogo e a Água. Desta vez, estamos perante uma pessoa equilibrada, metódica, pouco agressiva e julgadora, mas facilmente irritável e que ambiciona a perfeição. Por isto mesmo, este é um indivíduo exigente consigo próprio e com os outros, fazendo todos os possíveis para alcançar os seus objectivos com mérito e primor. É ainda muito carismático e tende para profissões nobres como a Medicina, o Direito e a Engenharia, o que faz com que esteja rodeado de pessoas que o admiram pela sua capacidade de liderança. Um dos desiquilíbrios associados à pessoa Pitta é a exaustão física e mental devido à sua tendência altamente competitiva.
A realização regular da Massagem Ayurvédica vai eliminar essa fadiga física e mental, restabelecendo energias, fazendo com que o indivíduo encontre um equilíbrio sereno entre todas as suas energias, promovendo a clareza de espírito na tomada de decisões e o sono profundo.
Os óleos indicados para a realização da massagem numa pessoa Pitta são os herbáceos, frescos, florais e doces, como o de Camomila, Gerânio, Sândalo, Rosa, Sálvia, Vetiver, Esclaréia, Mirra,  Hortelã-pimenta, Pitigrain, Olíbano, Lótus e Manjerona, que irão refrescá-la e tranquilizá-la.

Kapha consiste numa combinação entre a Água e a Terra. A pessoa Kapha é equilibrada e bem estruturada, com uma excelente energia e uma saúde estável e forte. Estamos perante uma pessoa relaxada com uma grande resistência física e emocional, tendo uma visão serena de tudo à sua volta. Tem uma enorme consciência da realidade, e é bastante pacífico, tolerante e carinhoso. 
Os desequilíbrios associados ao Kapha são a luxúria e a avareza, por se querer manter fiel às suas crenças, o que poderá levá-lo à depressão. Tem também a ele associadas doenças relativas a excessos como a hipertensão, problemas cardíacos, obesidade e diabetes.
A realização regular da Massagem Ayurvédica vai quebrar a rotina e promover a adaptação a novos hábitos e ideias, e vai prevenir as doenças para as quais tem tendência.
Os óleos indicados para a realização da massagem numa pessoa Kapha são os depurativos, quentes e estimulantes, como a Cânfora, genfibre, Eucalipto, Mostarda, Tomilho, Gerânio e Manjericão, que estimularão a sua energia melancólica e pesada.

No geral, entre os benefícios proporcionados pelo tratamento com a Massagem Ayurvédica, encontram-se o  rejuvenescimento da pele, o realinhamento das estruturas óssea e muscular, fortalecimento do sistema imunológico, aceleração da circulação linfática e consequente desintoxicação do organismo, eliminação de bloqueios, prevenção de doenças, aumento de flexibilidade, maior mobilidade das articulações e um estado de espirito sereno. O objetivo máximo desta massagem é recuperar o equilíbrio físico, mental, energético e emocional.

No Float in, esta massagem é realizada num tatami e utilizadas técnicas de deslizamentos, amassamentos, alongamentos e toques profundos para equilibrar, relaxar e dar uma sensação de bem-estar. 

Esta é uma das Massagens de Assinatura do Float in, com a qual pode sentir-se completamente revigorado. Disponível no Float in Spa no Rato e em Picoas.

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador Mais informações Eu aceito