Efeitos e Benefícios da Flutuação

A Flutuação é uma terapia spa única sendo uma experiência inesquecível de bem-estar, no entanto, tem  também vários benefícios terapêuticos, que são estudados desde há várias décadas em diversos centros de investigação em todo mundo.

Apresentamos em baixo o top 10 dos Benefícios da Flutuação:

 

1. A Flutuação elimina o Stress

O stress é  considerado como um dos principais problemas de saúde deste milénio e a flutuação é um dos melhores antídotos para o stress. O descanso total, a privação sensorial, a ausência de pressão de gravidade e o contacto do corpo com a água e sal à temperatura do corpo, vão reduzir os níveis de stress do seu corpo e mente.


2. Uma sessão de Flutuação equivale a 4/6 horas de sono

Para quem tem excesso de trabalho, irá recuperar toda a energia. Imagine-se a meio do dia com aquela sensação de pouca energia para trabalhar, tire 1h para flutuar e verá que toda a energia será recuperada.

1 hora de flutuação equivale a 4/6 horas de sono, por isso a sensação de revigoração é total. 

A flutuação reduz também o jet lag, uma fadiga resultante de uma descompensação horária e promove um "reset" ao relógio biológico. 


3. Ajuda ainda a dormir melhor à noite

A Flutuação é especialmente indicada para quem sofre de insónias. Depois de flutuar, vai adormecer muito mais facilmente e ter um sono mais reparador. Dormir bem é fundamental para que no próximo dia tudo corra melhor e o processo de dormir é fundamental para o equilíbrio mental. A flutuação vai proporcionar-lhe noites bem dormidas tanto em quantidade como em qualidade, de forma a que no dia seguinte se sinta recuperado física e mentalmente.


4. Melhora o humor

Uma sessão de Flutuação fá-lo-á sentir-se mais otimista e com motivação para executar as suas tarefas. Diversos estudos validam que a flutuação ajuda também a reduzir o índice de depressão fazendo-o sentir-se mais positivo.


5. Combate as dores de cabeça crónicas

A flutuação é a melhor forma de reduzir as enxaquecas de forma completamente natural . Em apenas uma sessão vai sentir uma grande diminuição destes sintomas  e realizando regularmente a eliminação de enxaquecas será quase completa, com efeitos a longo prazo.


6. Promove o Relaxamento Muscular na prática desportiva

Ao nível de prevenção e recuperação de lesões, assim como uma melhoria do foco. Mesmo para quem não é desportista, a Flutuação ajuda a eliminar as tensões musculares.


7. Estimula as capacidades cognitivas

A flutuação e a privação dos sentidos reduz a tensão, o stress e a fadiga, o que estimula o nível de memória e concentração, assim como potencia a criatividade. Estudos mostram que as ideias concebidas durante e após a terapia da flutuação eram melhores e mais criativas do que aquelas desenvolvidas sem as sessões de flutuação.


8. Melhora o aspecto da pele e do corpo

Do ponto de vista estético, o Sal Epsom utilizado para que possa flutuar sem qualquer esforço desintoxica e suaviza a pele e tonifica o corpo.


9. Reduz inflamações nas articulações

O Sal Epsom, além de o fazer sentir como se estivesse no Mar Morto, é extremamente benéfico para os ossos e articulações por ser rico em sulfato de magnésio e ter acção analgésica, relaxante, calmante e anti-inflamatória.  A flutuação numa solução de água e sal Epson é um bom remédio para a artrite, por exemplo. Quando é absorvido pelo corpo, o magnésio contribui para acalmar e relaxar os músculos e as articulações afectadas pela artrite.


10. Para as pré-mamãs, a Flutuação tem grandes benefícios

As dores musculares diminuem e os edemas nas pernas são reduzidos, já que a flutuação estimula a circulação. A sensação de leveza é devolvida e as enxaquecas são eliminadas. 

A flutuação ajuda as gestantes a dormir bastante melhor, numa altura em que se torna difícil encontrar uma boa posição para repousar. A flutuação pode ser realizada com toda a segurança após a 12ª semana até ao final da gravidez, sendo nas últimas semanas a altura em que as grávidas mais benefícios retiram desta terapia. É também benéfico no pós-parto, já que ajuda a recém mamã a ter um descanso mais profundo, a sentir-se mais relaxada, com mais energia, assim como repõe horas de sono perdidas.

 


Estudos Científicos

 

Por toda a Europa e nos Estados Unidos existem clínicas especializadas na utilização dos flutuários para fins exclusivamente terapêuticos, existindo várias Universidades e departamentos científicos que se dedicaram à investigação deste tipo de tratamento denominado por R.E.S.T. - Restricted Environment Stimulation Therapy.

Apresentamos-lhe alguns links onde encontra artigos científicos relacionados com os benefícios da flutuação:

Reabilitação através de Flutuação - REST  (Restricted Environmental Stimulation Therapy - Terapia de Restrição Sensorial), in Karlstad University

"Floating Away": A Ciência da Terapia de Deprivação Sensorial, in Discover Magazine

Efeitos da Terapia REST em Câmara e Terapia REST Através de Flutuação nos Efeitos do Humor, in Springer

A Presença ou Ausência de Luz Durante a Flutuação com Estimulação Sensorial Restrita: Efeitos na Produção de Cortisol, Pressão Arterial e Humor, in Springer

A Experiência da Flutuação - REST: Consciência, Criatividade, Stress Subjectivo e Dor), in DIVA - Academic Archive Online

Relaxamento Recorrendo à terapia REST e Dor Crónica, in Health and Clinical Psychology Magazine

Potenciamento da Criatividade Científica Por Meio da Terapia REST em Flutuação, in Science Direct

Potenciamento da Criatividade de Psicólogos Por Meio de Terapia REST, in Springer

Terapia REST por Flutuação e Imagética no Potenciamento da Performance Atlética, in German Floating Association

Efeitos da Terapia REST e Imagética Visual na Performance Atlética: Ténis, in Springer

Os Efeitos Pronunciados da Terapia REST por Flutuação na Recuperação de Exercícios de Contracção Muscular, in US National Library of Medicine

REST (Restricted Environmental Stimulation Therapy) como Tratamento para Crianças com Autismo, in Journal of Development & Behavioral Pedriatrics


 

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador Mais informações Eu aceito