Perguntas Frequentes

 

1. O que é o flutuário?

O flutuário é um sistema de flutuação que lhe permite deitar-se sobre 30 cm de água, misturada com um sal especial (sal Epson) tornando assim possível a flutuação do corpo sem esforço e sem peso. Enquanto flutua sobre água à temperatura do corpo, vai libertando o sentido do tacto, e ao serem minimizados os outros estímulos externos como a luz e o som é criado um espaço onde todos os sentidos ficam livres podendo assim ser alcançado um profundo estado de relaxamento e paz interior. Esta experiência única, induz o cérebro a funcionar em ondas Theta que normalmente só se alcançam através da meditação profunda.

 

2.  Onde posso flutuar?

As sessões de flutuação estão disponíveis no Float in Spa Rato e no Float in Spa Picoas.

 

3. Quanto tempo demora a sessão de flutuação?

A sessão de flutuação dura 50 minutos, embora deva contar com mais 15 a 20 minutos para que possa tomar os duches necessários, e vestir-se, tranquilamente. Recomendamos que na primeira sessão chegue 5 minutos mais cedo para a explicação de alguns pormenores acerca da flutuação.

 

4. Porque combinar a flutuação com outras terapias?

O profundo estado de relaxamento atingido com a sessão de flutuação é o complemento perfeito para várias massagens e tratamentos spa. A realização da flutuação antes da massagem, vai permitir que inicie a massagem já completamente descontraído e livre de todo o stress, o que permite usufruir plenamente de todos os efeitos da mesma. Por outro lado, os efeitos da flutuação são também potenciados com os da massagem.

 

5. O que preciso de levar?

Não precisa de trazer nada excepto a si mesmo. Toalhas, chinelos, roupões, champô, gel de duche, desmaquilhante e secadores de cabelo, estarão à sua disposição. Se desejar poderá trazer o seu fato de banho embora não seja necessário.

 

6. Devo reservar a sessão com antecedência?

Sim. Será sempre mais seguro reservar com antecedência para garantir que têm a sessão no horário que mais lhe convém.

 

7. Posso trazer um amigo?

Sim. Flutuar é uma experiência única e é fantástico poder partilhá-la com um amigo. Podemos reservar duas salas, mas no entanto não é possível partilhar a mesma sala de flutuação.

 

8. A minha pele ficará enrugada?

Não. O sal (Epsom) utilizado não permite que a pele fique enrugada como acontece durante um longo banho. Pelo contrário, a sua pele beneficiará da solução de água e sal utilizados ficando mais suave e revitalizada.

 

9. E se eu for claustrofóbico?

Isso não será um problema porque temos um flutuário "aberto", embora também possa flutuar "na cápsula" com a tampa aberta.

 

10. Posso flutuar grávida?

Sim. Não tem nenhuma contra-indicação. A partir do 3 mês é mesmo bastante recomendado. O ambiente sem peso que o flutuário proporciona é extremamente benéfico para futuras mães. As tensões acumuladas nas costas e abdominais são aliviadas durante a sessão. O profundo estado de relaxamento mental é também muito bom para o bebé. A recuperação de energia proporcionada pela sessão de flutuação, ajuda a compensar as noites de sono mal dormidas, antes e depois da gravidez.

 

11. Como é garantida a higiene?

Os 300 quilos de Sal Epson contidos na água garantem a eliminação de todas as bactérias, tornando o contacto com as mesmas bastante mais improvável dentro do flutuário, do que quando anda na rua ou está no local de trabalho. A higiene é também garantida pela filtragem de toda a água do flutuário entre as sessões e pela constante medição e manutenção da qualidade da água.

 

12. Quem não deve flutuar?

Não podem flutuar pessoas com esquizofrenia, ou doenças mentais graves, podendo apenas flutuar com supervisão os doentes epilépticos.
Não podem flutuar senhoras durante o período menstrual.
Não devem flutuar pessoas com problemas de pele graves.
É também desaconselhável a utilização por pessoas com hipertensão grave.
Não é aconselhável flutuar após a depilação pois pode causar desconforto na pele sensibilizada, prejudicando a sua experiência de flutuação. Pelo mesmo motivo não deverão flutuar pessoas que tenham feridas recentes.
É proibida a flutuação sob o efeito de álcool ou drogas.

 

13. Flutuar é aconselhável para atletas?

Sim. Além de prevenir, também recupera lesões nos tecidos musculares e nas articulações. Existem várias comunidades desportivas que são adeptas deste método como auxiliar da prática desportiva, tais como a australiana que o utiliza para as competições olímpicas. As performances atléticas são também melhoradas não só pelos efeitos físicos do relaxamento, como também pelo aumento da capacidade de concentração.

 

14. Flutuar ajuda a recuperar dos efeitos do jet-leg?

Sim. Em condições normais, poderá levar alguns dias até que o nosso relógio interno se regule após um longo voo. Estudos demonstram que flutuar é bastante mais eficaz do que o sono normal, ajudando a acelerar ou a eliminar o ciclo do jet-lag, já que a flutuação faz um efeito de "reset" ao relógio biológico.

 

15. E se eu não souber nadar?

Não se preocupe. A elevada densidade de Sal Epson contida na água faz com que não seja possível afundar-se.

 

16. Privação sensorial? E se eu não me sentir confortável às escuras ou no silêncio?

Não haverá problema porque enquanto flutua tem à sua disposição botões que lhe permitem ligar ou desligar a luz e o som. Pode também utilizar o sistema de cromoterapia que disponibilizamos numa das salas de flutuação.

 

17. Como posso comprovar os efeitos e os benefícios da flutuação?

A melhor forma será experimentar. Garantimos que os vai sentir.
No entanto, poderá verificar algumas das pesquisas científicas relacionadas com os benefícios da flutuação que apresentamos (aqui).

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador Mais informações Eu aceito