Efeitos e Benefícios da Flutuação

 

Flutuar tem inúmeros benefícios, reportados já há várias décadas, não só pelos utilizadores, mas também pela comunidade científica que efectuou vários estudos clínicos acerca dos efeitos da flutuação.

A experiência de flutuação é procurada por uma grande diversidade de pessoas, existindo vários tipos de profissões e perfis pessoais que podem tirar dela um forte proveito.

Desde quem pretende apenas relaxar, a quem está sujeito a um quotidiano intenso e que procura uma forma de se libertar do stress, passando pelos atletas que procuram prevenir e recuperar de lesões e também melhorar as suas performances, são variadíssimos os exemplos das pessoas que fazem desta experiência um hábito.

Um dos principais benefícios da flutuação é a melhoria da qualidade de sono e a diminuição das insónias.

Quem por falta de tempo não consegue dormir o suficiente, tira também grande partido da flutuação, já que uma hora de flutuação é equivalente a 4/6 horas de sono. 

A flutuação promove um "reset" ao relógio biológico, sendo especialmente indicado para que procura compensar os efeitos do jet-lag.

As grávidas podem retirar vários benefícios da flutuação. As dores musculares diminuem e os edemas nas pernas são reduzidos, já que a flutuação estimula a circulação. A sensação de leveza é devolvida e as enxaquecas são eliminadas. 

A flutuação ajuda as gestantes a dormir bastante melhor, numa altura em que se torna difícil encontrar um boa posição para repousar. A flutuação pode ser realizada com toda a segurança após a 12ª semana até ao final da gravidez, sendo nas últimas semanas a altura em que as grávidas mais benefícios retiram desta terapia.

A terapia de flutuação é bastante indicada para pessoas com dores musculares frequentes e problemas nas articulações, já que encontram nesta prática resultados imediatos.

Flutuar melhora a circulação sanguínea, a distribuição de oxigénio e de nutrientes pelo organismo e reduz a pressão arterial, a pulsação, o ritmo cardíaco e o consumo de oxigénio.

A libido, o potencial criativo, a capacidade de concentração, a aprendizagem e a resolução de problemas são também estimuladas.  A Flutuação é também um  forte facilitador de meditação. Estes benefícios resultam em grande parte dos efeitos produzidos pelo cérebro ao funcionar numa frequência de ondas theta (ver mais).

O sal Epsom utilizado nos flutuários tem várias propriedades terapêuticas. Actua na suavização e rejuvenescimento da pele, previne do aparecimento de celulite e ainda contribui para a eliminação de toxinas do corpo. É também bastante terapêutico para os problemas relacionados com artrites e artroses.

Por toda a Europa e nos Estados Unidos existem clínicas especializadas na utilização dos flutuários para fins exclusivamente terapêuticos, existindo várias Universidades e departamentos científicos que se dedicaram à investigação deste tipo de tratamento denominado por R.E.S.T. - Restricted Environment Stimulation Therapy.

Apresentamos-lhe alguns links onde encontra artigos científicos relacionados com os benefícios da flutuação.

in Search Media

in Karlstad University

in Fibromyalgia Flotation Project

in Float for health

in Discover

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador Mais informações Eu aceito